Compartilhe

Atualizado em

É bom se preparar, porque ainda teremos mais duas sextas-feiras 13 em 2012.



Por Jean Bordini

Você sabe que dia é hoje? Sexta-feira 13!

E é bom se preparar, porque ainda teremos mais duas sextas-feiras 13 em 2012, no dia 13 de Abril e 13 de Julho.

Quando falo em se preparar, é pelo fato de que muitas pessoas temem a data, que inclusive tem um nome certo pra quem tem fobia à sexta-feira 13: Parascavedecatriafobia.



Estranho não é! Mais estranho ainda, são as superstições que tomam força nessa data, como quebrar um espelho, 7 anos de azar.

Existem duas teorias para esta superstição. Os antigos romanos acreditavam que os reflexos mostravam a alma da pessoa, e também que a vida se renovava a cada 7 anos. Assim, quebrar um espelho (sua alma) seria o equivalente a ter um ciclo completo de azar, sete anos.

Ficar se admirando num espelho quebrado é ainda pior. Outra lenda ainda diz que ninguém deve se olhar num espelho à luz de velas e nem permitir que outra pessoa se olhe no espelho ao mesmo tempo que você.

Uma das crenças mais famosas é a do Gato Preto. Na idade média, acreditava-se que os gatos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com gato preto é azar na certa.

Até pra dormir os supersticiosos tem que tomar cuidado. Dizem que não é bom dormir com as portas do guarda-roupa abertas. Chinelos e sapatos virados com a sola para cima também trazem azar

Os mais cuidadosos sempre procuram seguir à risca essas crenças, como entrar em qualquer lugar com o pé direito, para evitar o azar. Mais você sabe de onde veio essa superstição?

Pois bem, a tradição de entrar em algum lugar com o pé direito para dar sorte é de origem romana. Nas grandes celebrações dos romanos, os donos das festas acreditavam que entrando com tal pé, evitariam agouros na ocasião da festa. Já que a palavra “esquerda” significa sinistro, no latim. Foi a partir daí que a crença se espalhou por todo o mundo. Coitado do Saci Pererê que tem apenas a perna esquerda.

E a do guarda-chuva você conhece? A crença diz que dentro de casa, o guarda-chuva deve ficar sempre fechado. Segundo uma tradição, abri-lo dentro de casa traz desgraça e problemas aos familiares.

Está assustado! Escuta essa crença então: três velas acesas em um mesmo quarto podem ser prenúncio de morte e acender três cigarros com um mesmo palito de fósforo também significa perigo.

Tem gente que pode até não acreditar nessas crenças, mas que se previne, não há dúvidas. Algumas pessoas nem dizem a palavra azar, pois falam que o simples fato de dizê-la é ruim. Preferem dizer má sorte, falta de sorte e por aí vai.

Verdade ou não, o melhor é se precaver com um pé de coelho, com uma figa ou de qualquer outra maneira. Ou você vai querer pagar pra ver?