Compartilhe

Atualizado em

Algumas respostas para as dúvidas mais frequentes na época de eleições:



Quem é obrigado a votar?
O voto é obrigatório para todos os brasileiros com mais de 18 anos e menos de 70. Estrangeiros naturalizados brasileiros também são obrigados a votar. Para quem tem entre 16 e 18 anos e para quem tem mais de 70, o voto é facultativo, assim como para os analfabetos.

Ainda dá tempo de transferir meu título de cidade?
Não. O prazo para pedir transferência de domicílio eleitoral acabou em 9 de maio. Para votar nestas eleições, o eleitor que se mudou terá que comparecer à cidade onde está registrado seu título.

Como faço para saber meu local de votação?
O TSE oferece na sua página na internet a consulta dos locais onde cada eleitor votará. O endereço é este: http://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome. Se persistir a dúvida, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral da região. Ou ligar no Cartório eleitoral 3491 1406.

E quem estiver viajando no dia das eleições?
Os eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral no dia da votação, seja em viagem no Brasil ou no exterior, devem justificar sua ausência. Os cartórios eleitorais deixam à disposição dos eleitores os formulários de justificativa. O formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral também pode ser obtido, no site do Tribunal Superior Eleitoral http://www.tse.jus.br. O prazo para justificativa é de até dois meses depois da votação.



Qual é a punição para quem não votar e não justificar a ausência?
Para quem perde o prazo da justificativa, a Justiça Eleitoral aplica uma multa, de aproximadamente R$ 3, mas pode ser multiplicada até por dez vezes, de acordo com decisão do juiz eleitoral. Quem deixar de votar e justificar por três votações seguidas (cada turno é considerado uma votação) tem o título de eleitor suspenso.

Quais documentos são necessários para votar?
O eleitor deve levar para o dia da votação pelo menos um documento de identificação com foto. Serve carteira de motorista, carteira de identidade ou passaporte, por exemplo. Levar o título de eleitor não é obrigatório. Mesmo com o título em mãos, o eleitor deve apresentar também o documento de identificação com foto.

Qual são os dias e horários da votação?
No primeiro turno, a eleição é dia 7 de outubro. No segundo turno (se houver), dia 28 de outubro. Nos dois dias, a votação começa às 8h e termina às 17h. Quem já estiver na fila às 17h vai poder votar, mesmo se chegar à urna depois desse horário.

Qual é a ordem de votação?
Nestas eleições, no primeiro turno, o eleitor vai votar em dois candidatos. Primeiro, vai digitar o número do candidato a vereador (cinco algarismos). Depois, o do candidato a prefeito (dois algarismos).

Haverá urna biométrica em todas as cidades?
Não. A urna biométrica, que permite a identificação do eleitor por meio de impressões digitais, vai ser usada em aproximadamente 300 municípios, de acordo com levantamento do TSE. Cerca de 7,5 milhões de eleitores vão usar o dispositivo nestas eleições.