Compartilhe
Secretária de Saúde de Santa Bárbara d'Oeste, Lucimeire Cristina Coelho Rocha — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste
Secretária de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, Lucimeire Cristina Coelho Rocha — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste

Um possível caso de reinfecção por covid-19 está sendo investigado no município de Santa Bárbara d’Oeste (SP).

A secretária de Saúde da cidade, Lucimeire Cristina Coelho Rocha, testou positivo para Covid-19 pela segunda vez afirmou a prefeitura em uma matéria publicado no G1.



De acordo com as informações ela já tinha sido diagnosticada em maio, com quadro leve da doença. Na primeira vez, Lucimeire se recuperou em casa. Depois de receber alta e liberação médica, ela retomou as atividades como secretária. Em 26 de julho, contudo, apresentou novamente os sintomas e um novo teste apontou resultado positivo.

Ainda segundo a publicação ela adotou os procedimentos de isolamento e chegou a ser internada, mas já recebeu alta e segue o processo de recuperação em casa.

No início da semana foram coletados novos exames para apontar se houve reinfecção ou recrudescência, que é quando os sintomas reaparecem de maneira mais grave. O resultado ainda não foi divulgado.

Reinfecção e Covid-19

Até o momento, os cientistas não conseguiram comprovar a possibilidade de se infectar mais de uma vez pelo coronavírus.



Pesquisadores de uma universidade britânica anunciaram que a carga de anticorpos de recuperados do coronavírus pode cair drasticamente ao longo do tempo – depois de 3 ou 4 meses. Uma das sugestões da pesquisa é que a reinfecção é possível.

Se comprovada a hipótese de reinfecção, as discussões sobre da imunidade de rebanho em torno da Covid-19 – quando uma população, ao atingir um número alto de pessoas resistentes a um vírus (por já terem sido infectadas ou vacinadas), cria um ambiente em que o vírus não consegue encontrar pessoas suscetíveis a serem infectadas – não seriam válidas.