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Cientistas da Finlândia chegaram à uma conclusão surpreendente sobre a longevidade depois de mais de 30 anos de pesquisas entre homens e mulheres. De acordo com esta pesquisa, o segredo para se manter longe de doenças cardíacas e da longevidade está no banho de sauna.

Pessoas que usaram a sauna de 2 a 3 vezes por semana por cerca de 15 a 20 minutos, tiveram uma redução de 18% no risco de doença cardíaca coronária fatal – mas aqueles que a frequentaram de 4 a 7 vezes por semana tiveram uma redução adicional de 20% do risco.



A pesquisa também mostrou que a sauna pode ajudar a combater a hipertensão, assim como o AVC – Acidente Vascular Cerebral. Uma das razões pelas quais os banhos de sauna funcionam para reduzir os riscos dessas doenças é que, à medida que o sangue se move do seu núcleo para a pele, para facilitar a transpiração no ambiente quente da sauna, seu coração começa a bater mais rápido – até 150 batimentos por minuto, que é praticamente a mesma coisa que realizar um exercício de intensidade moderada.

Além disto, a prática frequente do banho de sauna pode diminuir a pressão arterial e redução de até 60% no risco de Alzheimer e outras formas de demência. Entre outras coisas, isto acontece porque as proteínas de choque térmico que são liberadas pelo corpo à medida que sofrem calor intenso, podem ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a recuperação muscular – o que também indica que a sauna pode substituir o exercício para as pessoas que sofreram uma lesão e ficaram impedidas de se exercitar.

Fonte: Hypeness