Compartilhe

Uma linguista da internet diz que mais e mais pessoas consideram grosseiras as mensagens com um ponto final, algo que tem a ver com a maneira como usamos aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp e Facebook Messenger. Um estudo feito em 2015 pela Universidade de Binghamton, nos Estados Unidos, no qual participaram 126 alunos, descobriu que as mensagens de texto que terminam com um ponto final eram percebidas como menos sinceras do que a mesma mensagem sem o ponto.

“Como a coisa mais normal é usar o mínimo necessário de caracteres, qualquer outro símbolo adicional pode dar origem a uma interpretação diferente”, diz a especialista. Na comunicação falada, o ponto final geralmente é acompanhado por uma diminuição da voz para indicar que é o fim de uma oração. E também tem conotações de formalidade ou seriedade, explicou.



Colocar um ponto final em uma mensagem do WhatsApp “pode ​​ser bom, se a mensagem for séria”, diz. “O problema surge quando você recebe ou envia uma mensagem positiva com a seriedade do ponto final. É a justaposição dessas duas coisas que cria aquele sentimento de uma mensagem passivo-agressiva.”

Então, como podemos saber se alguém está realmente chateado ou está simplesmente usando um ponto final no sentido tradicional? Uma professora de linguística na Universidade de Aston, na Inglaterra, diz que tudo tem a ver com o contexto. “Se você e seus amigos não costumam usar pontos no final de uma sentença em um grupo do WhatsApp e uma vez você faz isso, provavelmente você está tentando dizer algo sobre como se sente”, diz ela.