Compartilhe

A Câmara Municipal de Capivari realizou a 16ª Sessão Ordinária na noite de segunda-feira, 20, no Palácio 10 de Julho.

A pedido do vereador Denilton Rocha dos Santos (MDB), os requerimentos de números 198 e 199/2019, de sua autoria, foram provados para seguirem à Ordem do Dia para discussão e votação.



INDICAÇÕES

O vereador Guacyro Justino Alfredo indicou ao Poder Executivo (nº 133/2019), o retorno da Rua de Lazer, para prática esportiva, brincadeiras de rua, apresentações teatrais e musicais.

O vereador Valdir Antônio Vitorino, com a Indicação nº 134/2019, indica transformar o sentido da rua Antônio Guerino Bonagurio em mão única e com a Indicação nº 135/2019, junto com o vereador Jurandir Pinheiro dos Santos, indica o envio de projeto de lei para confecção de uma cartilha contendo os nomes dos medicamentos que são fornecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e distribuídos na rede pública e farmácia popular.

TRIBUNA LIVRE



Na Tribuna Livre falaram os vereadores Valdir Antônio Vitorino “Valdir da Farmácia” (PSL), Mateus Scarso (MDB), Guacyro Justino Alfredo (DEM), Nelson Soares (PR) e Edson José Bombonatti “Tambuzinho” (PSL) e Jurandir Pinheiro dos Santos, além do presidente da Câmara Municipal, vereador Flávio Carvalho (PSDB).

O vereador Valdir da Farmácia (PSL) requereu em Tribuna Livre, ao Poder Executivo, o sinal sonoro nos semáforos e melhor acessibilidade às pessoas com deficiência. Ele aproveitou e cumprimentou toda a equipe do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) pelo trabalho eficiente que faz em Capivari e ressaltou que seu trabalho ao lado do vereador Jurandir pinheiro dos Santos “Binga”, junto ao deputado federal Ricardo Izar Júnior, tenha possibilitado a vinda do castramóvel para atender a população. Afirmou que outros pedidos já foram encaminhados ao deputado Ricardo Izar Júnior. O vereador comentou que o deputado dedica grande parte de seu trabalho à causa animal e é um dos deputados que mais apoiam o município. O vereador pediu à Secretaria de Esportes que dê atenção aos grupos de Terceira Idade e que realize uma olimpíada no município. Pediu também maior fiscalização em imóveis fechados e denunciou situação de imóvel abandonado próximo ao Posto Central de Capivari, com o objetivo de diminuir a proliferação do mosquito da dengue.

O vereador Mateus Scarso (MDB) falou sobre a realização do Projeto Lucas, um projeto de missões realizado pela Igreja do Evangelho quadrangular, da qual o vereador é membro. Voltado à área da saúde, aconteceu em Capivari no sábado, 18, na Praça Central. Agradece a todos os colaboradores e à Prefeitura Municipal de Capivari. Em seguida, o vereador enfatizou que a UNIVESP está com inscrição aberta para o vestibular de meio de ano, para cursos de Letras, Pedagogia e Matemática. Os cursos são gratuitos e orientados por professores da USP, Unicamp e Unesp. Scarso orienta os interessados a acessarem o site da Univesp e realizarem a inscrição para o vestibular.

O vereador Dr. Guacyro (DEM) discorreu sobre sua Indicação n.º 133/2019, quanto à implantação das ruas de lazer. Explicou que cerca de 10 anos atrás o projeto existia e ele deseja que o Poder Executivo resgate as brincadeiras de crianças nas ruas. O vereador parabenizou o trabalho da Igreja do Evangelho Quadrangular quanto ao Projeto Lucas.

O vereador Nelson Soares (PR) parabenizou a Igreja do evangelho quadrangular (IEQ) pelo trabalho realizado no último sábado, em Capivari. Nelson Soares falou sobre o arquivamento do projeto para a classificação do município como de interesse turístico. Segundo ofício enviado pelo deputado estadual André do Prado, autor do projeto que classificaria Capivari como município de interesse turístico, o projeto foi arquivado e, após mudança de legislatura na Assembleia Legislativa, o projeto seguirá novamente em trâmites legais regimentais. O parlamentar também lembra que há necessidade de recape na Avenida Pio XII e que há recurso disponível que o vereador deseja saber onde está e quando serão feitas obras para melhoria do local.

O vereador Edson José Bombonatti “Tambuzinho” (PSL) parabenizou a conquista do castramóvel, afirmou que sabe como a equipe do CCZ está feliz com os investimentos e espera a reforma do CCZ, para dar condições a todos. Informou que na Secretaria de Obras conheceu o castramóvel e acredita que o trabalho da equipe irá melhorar ainda mais. Vereador pediu Moção de Aplausos ao CCZ por todo o trabalho realizado. O vereador afirmou que fez ofício com pedido de recurso para reforma do CCZ, junto ao deputado Bruno Ganen. Tambuzinho afirmou que irá visitar museu para saber suas condições porque diz que está abandonado. O vereador criticou a falta de condições de trabalho na Secretaria de Obras, a falta de condições das máquinas para promover os reparos na cidade, como o cascalhamento de ruas e estradas de terra no município. Contou que conheceu o prefeito de Colatina, Sérgio Meneghelli. Tambuzinho afirmou que o prefeito trabalha sem interesse político e que isso causou muitas mudanças no município, desde que ele assumiu.

O vereador Jurandir Pinheiro dos Santos “Binga” (PSL) agradeceu o deputado Ricardo Izar Júnior (PSL) pelos recursos que vem encaminhando a Capivari, em especial o castramóvel. Sugeriu que todos os vereadores continuem pedindo recursos aos deputados.

O presidente da Câmara, Flávio Carvalho (PSDB) convocou os vereadores da Comissão de Finanças e Orçamento para a apresentação dos demonstrativos do cumprimento da meta fiscal do primeiro quadrimestre de 2019, na terça-feira, dia 28, às 10h, na Câmara Municipal. Parabenizou a IEQ pelos serviços feitos no sábado, dia 18. Ressaltou a importância do trabalho do CCZ e dos vereadores Valdir e Binga pelas conquista do castramóvel. Falou sobre atrativos turísticos em Capivari.

ORDEM DO DIA

Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 037/2019, da Prefeitura Municipal de Capivari. Ele cria gratificação à Comissão de Desenvolvimento Econômico do município de Capivari.

Também aprovaram o Projeto de Lei nº 009/2019, do Poder Legislativo Municipal, de autoria dos vereadores Denilton Rocha dos Santos e Mateus Scarso, que obrigada aos órgãos públicos municipais atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia.

Os vereadores aprovaram o Requerimento nº 198/2019, do vereador Denilton Rocha dos Santos. Pede informação sobre quando será feita a equiparação salarial dos professores da rede municipal de ensino.

Do mesmo vereador, aprovados por todos, o Requerimento nº 199/2019, pelo qual pede ao prefeito, através do setor competente, que envie relatórios com nomes dos estudantes e a data dos pagamentos efetuados para o reembolso dos transportes escolares, entre outras informações.

De autoria do vereador Bruno Barnabé da Silva, o Requerimento nº 174/2019, solicita ao prefeito, através do setor competente, informação sobre os ambulantes que atuam próximo ao Ginásio Ronaldo Zaidan Pelegrini, e se possuem autorização e alvará para expor seus produtos.

O Requerimento nº 175/2019, do vereador Guacyro Justino Alfredo, requer informações sobre estudos para contratação de médico especialista em acupuntura, para atuar na rede pública.

Com o Requerimento nº 176/2019, o vereador Valdir Antônio Vitorino, deseja informações sobre quais as leis de iniciativa do Poder Legislativo, estão sendo fielmente cumpridas pelo Poder Executivo.

Com o Requerimento nº 177/2019, o vereador Edson José Bombonatti solicita informações quanto ao valor arrecadado com a iluminação pública, no período de 01 de janeiro de 2013, até a presente data.

Por meio do Requerimento nº 178/2019, o vereador Tambuzinho também pede que se informe sobre o valor investido na iluminação pública, no período de 01 de janeiro de 2013, até a presente data.

O vereador ainda pede informações pelo seu Requerimento nº 179/2019, sobre existência de estudo para aquisição de terreno, para ser utilizado como descarte de lixos. Já com o Requerimento nº 180/2019, o vereador solicita que se informe o número de empresas que se instalaram em Capivari, no período de 01 de janeiro de 2013, até a presente data, entre outras informações. O vereador Edson ainda tece aprovado o Requerimento nº 181/2019. Ele pede que se informe o número de empresas beneficiadas com doação de terrenos para se instalarem em Capivari, no período de 01 de janeiro de 2013, até a presente data, entre outras informações. Com o Requerimento nº 182/2019, requer informações quanto ao número de empresas beneficiadas com doação de terreno, mas que não se instalaram por problemas judiciais, entre outras informações. Por meio do Requerimento nº 183/2019, o vereador quer que se informe se existe estudo para construção de ciclovias em nosso município. Com o Requerimento nº 184/2019, pede que se informe o valor gasto até a presente data, com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto “Orlando Rodrigues”, no bairro Castelani, entre outras informações.

O vereador Edson também teve aprovados os requerimentos nº 185/2019, 186, 187, 188, 189 e 1902019. Por eles ele pede: informações sobre a situação em que se encontra o terreno (antigo lixão) atrás do Corpo de Bombeiros, se existe estudo para canalização do Córrego Chiquinho Quadros, estudos para utilização do prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), estudo para aquisição de terrenos, para instalação de novas empresas, e construção de futuras casas populares, estudo para reabertura da Casa da Cultura, situação em que se encontra a reforma do museu, entre outras informações.

O vereador Nelson de Sousa Soares teve aprovado por todos, o seu Requerimento nº 191/2019. Pede informação sobre o número de candidatos aprovados no concurso público da Guarda Civil Municipal que serão convocados entre outras informações.

A vereadora Gilceane Orosco Malto teve aprovado o Requerimento nº 192/2019, para que através do Capivariprev, informe o saldo disponível de capital líquido do instituto, entre outras informações.

O vereador Denilton Rocha dos Santos com o Requerimento nº 193/2019, solicita informação sobre quem é o responsável pela substituição das lâmpadas queimadas nos logradouros públicos, entre outras informações.