Compartilhe

A Câmara Municipal de Capivari aprovou por unanimidade o Projeto de Lei n.º 009/2019, de autoria dos vereadores Denilton Rocha dos Santos e Mateus Scarso, ambos do MDB, durante a 16ª Sessão Ordinária, na segunda-feira, 20, no Palácio 10 de Julho.

Vereadores Mateus Scarso e Denilton Rocha autores do PL que prioriza atendimento a pessoas com fibromialgia | Foto: Divulgação
Vereadores Mateus Scarso e Denilton Rocha autores do PL que prioriza atendimento a pessoas com fibromialgia | Foto: Divulgação

Os vereadores Denilton e Mateus propuseram o projeto de lei que permite às pessoas com fibromialgia, receberem atendimento prioritário em todos os órgãos da administração pública direta e indireta, instituições financeiras e empresas privadas localizadas no município.



De acordo com o projeto, a identificação do portador da fibromialgia se dará por meio de cartão expedido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde, ou por meio de documento assinado e carimbado pelo médico envolvido no tratamento do paciente portador da síndrome.

A fibromialgia é considerada uma doença autoimune. Ela provoca dores intensas e por longos períodos em todas as partes do corpo, e pode, finalmente, produzir dores de cabeça, irritação, fadiga, distúrbios do sono, depressão e ansiedade. A medicina ainda não desenvolveu um método para curar a fibromialgia.