Compartilhe

Passear e viajar com os amigos é sinônimo de diversão e boas conversas, porém muito mais do que isso, também é garantia de uma vida mais longa e saudável. Estudos mostram que, além de diminuir o risco de doenças cardíacas, a rede de amigos está diretamente relacionada com nossa capacidade de tolerar a dor, por causa da ocitocina que é liberada quando passamos por bons momentos, tendo efeitos poderosos sobre o humor, diminuindo a depressão e a ansiedade.

O estudo, realizado por pesquisadores de Harvard, diz que a falta de relacionamentos fortes é tão perigosa para a saúde quanto fumar três quartos de um maço de cigarros por dia e mais prejudicial do que a obesidade ou o sedentarismo. Priorizar um tempo entre amigos também é fundamental para prevenir a demência e evitar a solidão, um dos principais inimigos da velhice. Além dos benefícios psicológicos, a amizade também é um poderoso analgésico, já que a ocitocina ajuda na cicatrização de feridas.



Conforme vamos ficando mais velhos, passamos a negligenciar um pouco as amizades e a subestimar este tempo que passamos com os amigos. Não faça isso. Tão importante quanto a família, fazer uma previdência e cuidar da saúde, é o tempo que passamos cercados de pessoas que nos querem bem, falando besteira e sem pensar em boletos.

Fonte: Hypeness